Acompanhamento das suas bagagens, reclamações e indemnizações
Declarar uma bagagem em falta
Em função do seu aeroporto de chegada, propomos-lhe 2 possibilidades para declarar a sua bagagem em falta: online nas 48 horas posteriores à sua chegada ou junto do serviço de bagagens AIR FRANCE KLM antes de sair do aeroporto.
Pode declarar uma bagagem em falta, preenchendo o formulário abaixo ou através da aplicação Air France nas 48 horas posteriores à chegada do seu voo. Para isso, deve dispor do seu recibo de bagagem. Onde consultar o número de recibo de bagagem? - Se efetuou o seu check-in no aeroporto, o recibo de bagagem foi-lhe entregue no balcão de entrega de bagagens. - Se imprimiu o seu cartão de embarque e a sua etiqueta de bagagem em casa, o número do recibo consta da página "Recibo de bagagem" e do e-mail que lhe foi enviado. Indique o número do recibo no formulário online. No final da sua declaração, é-lhe comunicado um número de dossiê. Guarde-o para poder acompanhar online a evolução da localização da sua bagagem. Note que determinados aeroportos não permitem declarar online uma bagagem em falta.
Se ainda não saiu do seu aeroporto de chegada, dirija-se ao serviço de bagagens da AIR FRANCE KLM*. Antes de sair do aeroporto, deve obrigatoriamente preencher um documento intitulado Property Irregularity Report (PIR). No final da sua declaração, é-lhe comunicado um número de dossiê. Guarde-o para poder acompanhar a evolução da localização da sua bagagem. * Ou o seu representante.
As nossas respostas às suas perguntas
Pode acompanhar o tratamento do seu dossiê de bagagem em tempo real, utilizando a nossa ferramenta de localização de bagagem online. Para isso, deve dispor do número de dossiê que lhe foi comunicado no final da sua declaração online ou pelo nosso pessoal aquando da sua declaração no aeroporto.
Teve despesas de primeira necessidade (por exemplo, compra de produtos de higiene ou roupa) devido à ausência da sua bagagem? A partir da data de receção efetiva da bagagem, dispõe de 21 dias para efetuar um pedido de reembolso, preenchendo o formulário de reclamação online. Guarde as suas faturas, pois estas poderão ser solicitadas posteriormente.
Mesmo que as suas bagagens estejam equipadas com um dispositivo pessoal de geolocalização, pedimos-lhe que não se desloque ao aeroporto. O seu dispositivo de geolocalização (por exemplo, AirTag ou SmartTag) pode mostrar-lhe a localização das suas bagagens, mas não está ligado aos nossos sistemas. Quando as suas bagagens chegam ao aeroporto de destino, existem processos internos e formalidades aduaneiras que devem ser efetuadas. Por isso, pode demorar algum tempo até que as suas bagagens lhe possam ser entregues ou estejam prontas para serem levantadas. Entraremos em contacto consigo assim que as suas bagagens estiverem prontas para serem levantadas ou entregues. Por favor, para esse efeito, anexe os seus dados de contacto ao seu dispositivo de geolocalização.