Opção Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF)
Como é que a sua contribuição nos ajuda? A Air France compromete-se a desenvolver ao máximo a utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF), a partir de hoje. Com a sua contribuição, poderemos aumentar o volume de SAF adquirido e utilizado nos nossos futuros voos. Se for membro do programa de fidelidade Flying Blue, pode financiar estes combustíveis com as suas Milhas e ganhar XP adicionais.
As nossas respostas às suas perguntas
O que são combustíveis sustentáveis para a aviação?
Os SAF são um substituto do querosene fóssil. Durante o voo, emitem a mesma quantidade de CO₂ que o querosene. As reduções de emissões permitidas pelos SAF provêm do seu processo de produção.
Os SAF selecionados pela Air France:
- são produzidos a partir de recursos não fósseis, como óleos usados;
- permitem reduzir as emissões de CO₂ em pelo menos 65% ao longo de todo o seu ciclo de vida (da produção à combustão), em comparação com o querosene;
- respondem aos critérios da União Europeia (não concorrência com as cadeias de alimentos, nem a produção a partir do óleo de palma).
A Air France vai mais longe na aplicação destes critérios de sustentabilidade a todos os SAF selecionados, incluindo aos adquiridos fora da Europa.
Como são utilizadas as suas opções?
O custo dos SAF é significativamente mais elevado do que o do querosene fóssil, as suas contribuições ajudam-nos a investir ainda mais nestes combustíveis e a acelerar o desenvolvimento.
A regulamentação europeia exige que os fornecedores de combustíveis para aviação incluam um teor mínimo de SAF (2%) nas suas entregas aos aeroportos europeus.
Já se encontra incluída uma contribuição SAF, no preço de todos os nossos voos. O respetivo montante encontra-se indicado no na tarifa detalhada do seu bilhete, linha: “Contribuição para combustíveis sustentáveis para aviação”.
Com a sua participação, através da opção Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF), poderemos aumentar o volume de SAF adquiridos e utilizados. Cada euro pago é integralmente investido na compra de combustíveis sustentáveis para aviação. A sua contribuição é atribuída à compra de SAF o mais tardar doze meses após a data do seu transporte.
O transporte aéreo pode ter outros impactos no clima para além das emissões de CO2. Estes outros impactos são ainda difíceis de medir ao nível de um voo. As marcas brancas que os aviões deixam no seu rasto, também designadas por rastos de condensação, compostas de vapor de água e fuligem, podem contribuir para as alterações climáticas se persistirem. O seu efeito de aquecimento é então significativo, da mesma ordem de grandeza que o CO2. A Air France trabalha com os seus parceiros científicos e industriais para implementar soluções que reduzam a formação destes rastos persistentes. De acordo com vários estudos, os combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) poderão limitar significativamente estes efeitos.