Gerir o medo de voar
O estágio "Habituar-se a andar de avião"
Programa e inscrição
O programa é constituído por 3 partes. Em primeiro lugar, tem um encontro com um psicólogo que lhe permite entender melhor o seu stress e a origem do mesmo. O estágio em si proporciona-lhe uma formação teórica e prática. A sua duração é de 7 horas e 30 minutos e realiza-se por grupos de 3, no centro técnico de formação dos pilotos. Por fim, beneficia de um acompanhamento personalizado na sequência do estágio.
Um encontro prévio com um psicólogo
Aquando da sua inscrição no estágio, é-lhe enviado um questionário para identificar a origem e a natureza da ansiedade que sente ao pensar na sua próxima viagem de avião. Pouco antes do estágio, tem um encontro individual de, no mínimo, 45 minutos com o psicólogo do Centro Anti-stress. Analisam em conjunto as suas respostas ao questionário e determinam uma estratégia personalizada para superar a sua angústia. Esse encontro é facultativo, embora seja vivamente recomendado. O psicólogo entra em contacto consigo antes do estágio para marcarem o dia e o local do encontro.
Aulas teóricas para perceber melhor em que consiste o avião
A 1.a parte do estágio inclui as intervenções de diferentes profissionais:
- um especialista do stress aeronáutico para uma aula sobre os mecanismos fisiológicos e psicológicos do stress e a apresentação de exercícios de relaxamento respiratório, muscular e mental,
- um(a) assistente de bordo para lhe apresentar a sua profissão e a sua importância para a segurança do voo,
- um piloto para uma formação sobre os princípios aerodinâmicos e a aeronáutica: irá finalmente perceber em que consistem os poços de ar e as turbulências, de que forma voa um avião, etc.
Por esta ocasião, os intervenientes irão responder a todas as suas perguntas.
Um simulador para pôr em prática os seus novos conhecimentos
Após a teoria, embarca a bordo de um simulador, uma réplica exata da cabina de pilotagem de um Airbus 320, instalado no centro de formação da Air France em Paris-Charles de Gaulle ou Paris-Orly. Poderá:
- viver todas as condições de voo (turbulências, procedimentos de emergência, etc.) e constatar que está tudo previsto,
- activar, graças a um painel de comando específico, simulações de relâmpagos, chuva e turbulências para entender melhor esses fenómenos.
Depois de sair do simulador, uma reunião com a tripulação e um especialista em sofrologia permite-lhe fazer o ponto da situação e recapitular o dia.
Um acompanhamento personalizado após o estágio
Aquando do estágio, entregamos-lhe o livro "Como deixar de ter medo de voar?" (apenas em francês), escrito, em conjunto, por Marie-Claude Dentan, psicóloga, Noël Chevrier, comandante de bordo, e Michel Polacco, jornalista e aviador. Esse guia poderá ser útil para as suas próximas viagens. Na sequência do estágio e enquanto julgar ser necessário, as equipas irão permanecer ao seu dispor para responder às suas perguntas. Posteriomente, sempre que viajar com a Air France, poderá enviar um e-mail a solicitar a sua apresentação à tripulação. Deste modo, irá beneficiar de um acolhimento privilegiado e uma atenção particular durante todo o voo.
Inscrição
TESTEMUNHOS
Na sequência do seu estágio ou logo após um voo, vários participantes pretendem partilhar as suas experiências. Descubra a seguir alguns excertos de cartas ou e-mails testemunhais. "Quero agradecê-los pela qualidade do vosso acolhimento e atenção aquando desse estágio. Nunca senti que estava a ser julgada. Muito pelo contrário! Fui ouvida e acompanhada durante o processo que permitiu pôr um termo à espiral infernal do stress aéreo." "A minha 1.ª viagem após o estágio correu bem, para meu grande espanto. Deve-se à compreensão de tudo o que se passa durante o voo graças, em especial, ao vosso estágio…" "Posso garantir que o estágio é mesmo eficaz! Fui e a viagem correu lindamente. A ida foi bastante stressante no início mas comecei rapidamente a ganhar confiança. Os progressos são incríveis…" "Já não tenho medo de ir para fora para assinar contratos… Que maravilha! O voo correu incrivelmente bem e pude pôr em prática os conselhos que me tinham sido dados durante o estágio anti-stress." "Participei no estágio anti-stress e falámos por telefone para prepararmos a minha viagem a Amesterdão. A ida correu lindamente graças aos vossos conselhos. Cheguei lá eufórica porque foi um milagre poder viajar de forma tão descontraída." "Fui para Nova Iorque sem qualquer receio e estava muito descontraída no avião. Correu tudo lindamente e tudo graças a vocês. Deixei de ter medo de andar de avião. Um autêntico milagre!"