SMS e e-mails fraudulentos: esteja atento!
Uma SMS ou um e-mail suspeito? Os bons reflexos a adotar
Adote reflexos simples para se proteger:
- esteja atento ao remetente da SMS ou do e-mail, não abra documentos enviados em anexo nem clique em nenhuma ligação,
- nunca comunique os seus dados bancários nem os seus dados pessoais.
Identificar um e-mail ou uma sms fraudulenta
Seguem-se alguns indicadores que devem alertá-lo.
- O assunto da mensagem é atrativo ou inabitual: Bilhetes Air France gratuitos para todos os destinos; Air France, os seus vales estão prestes a expirar.
- É-lhe solicitado que comunique os seus dados bancários.
- O e-mail incita-o a efetuar uma ação urgente: preencher um formulário de pedido de reembolso, proceder a um pagamento, etc.
- O conteúdo da mensagem está mal redigido ou apresenta erros ortográficos: Está-se a esquecer Vales de Oferta AirFrance.
- O endereço de e-mail do remetente provém de um fornecedor de mensagens corrente: Gmail, Yahoo, Hotmail, WhatsApp, etc.
Existem igualmente sites fraudulentos acessíveis através das redes sociais que propõem falsas ofertas onlinhe.
Entender melhor o phishing no portal de segurança informática do governo
Reconhecer um e-mail oficial
Informações comerciais
Esses e-mails informam-no acerca das promoções ou ofertas especiais, bem como sobre os novos destinos ou serviços propostos pela Air France. Não lhe são solicitadas informações pessoais nessas mensagens.
Informações relativas à sua viagem
Se efetuou uma reserva, pode receber um e-mail a solicitar que forneça informações exigidas pelas autoridades do seu país de destino. Entramos igualmente em contacto consigo para solicitar que efetue o seu check-in. Nesse tipo de e-mail, consta obrigatoriamente um identificador como a sua referência de reserva ou o seu número de cartão Flying Blue.
Os e-mails oficiais da Air France são enviados exclusivamente pelos seguintes remetentes:
- admin@infos-airfrance.com
- admin@service-airfrance.com
- admin@ticket-airfrance.com
- airfrance@service.airfrance.com
- airfrance-klm@connect-passengers.com
- cartedembarquement@airfrance.fr
- check-in@service-airfrance.com
- contact@airfrance.fr
- Customer-care@airfrance.fr
- do_not_reply@info-flyingblue.com
- ElectronicTicketing@email.airfrance.fr
- enregistrement@service-airfrance.com
- FlyingBlue@airfrance-klm.com
- formalites@infos-airfrance.com
- info@service.airfrance.com
- information@info-flyingblue.com
- mail.customercare@airfranceklm.com
- mail.customersupport@airfrance.fr
- mail.informations.generales@airfrance.fr
- mail.payment.control@airfrance.fr
- mail.websupportafkl@airfrance.fr
- regulations@infos-airfrance.com
São também utilizados os endereços de e-mail a terminar em:
- @account-airfrance.com
- @connect-passengers.com
- @enews-airfrance.com
- @info-airfrance.com
- @infos-airfrance.com
- @ticket-airfrance.com
- @xmedia.airfrance.fr
- @websupportairfrance.com
Inquéritos, jogos, concursos, etc.
A Air France pode convidá-lo para participar em inquéritos relacionados com os nossos serviços, sondagens sobre as suas expetativas ou jogos e concursos.
- AF_CS@tns-survey.com
- airfranceklm@digitpjms.fr
- airfranceklm@news.digitpjms.fr
- enquete@airfrance-etudebagage.fr
- enquete.web@data2decisions.com
- enqueteweb@surveys-instantsurvey.com
- flying_blue@sc-enquete.com
- nepasrepondre@af3.eu
- no-reply@mailing.insites-consulting.com
- qualityobserver@tns-nipo.com
- robot@izettle.com
- websurvey@surveys-instantsurvey.com
- airfrance-lejeu90ans@fjbmail.com
- airfrance@emailium.fr
- noreply@qemailserver.com
- noreply@airfrance.fr
- noreply@flyingblue.com
- no-reply@airfrance-challenge.com
Tenha cuidado com as tentativas de burla através de SMS (enviadas pelo WhatsApp) e e-mails fraudulentos aparentemente enviados pela Air France. Essas SMS e esses e-mails mal-intencionados tentam obter as suas informações confidenciais (dados bancários, comprovativos de identidade, etc.). Essa técnica é designada por "phishing" ou, em português, "mistificação da interface".