11 - Gás e azoto líquido em aparelhos, garrafas ou cartuchos, bolas/balões
Deverão ser tomadas todas as medidas necessárias para proteger os dispositivos que contenham gás para evitar danos ou uma fuga do conteúdo. Devem ser tomadas as medidas necessárias para impedir a ativação involuntária dos aparelhos equipados com garrafas ou cartuchos de gás transportados nas bagagens de mão ou de porão.
Ar comprimido
Garrafas de ar comprimido utilizadas, por exemplo, para praticar mergulho, não esvaziadas (pressurizadas a mais de 200 kPa ou 2,0 bar).
- Na cabina: não
- No porão: não
Azoto líquido
Embalagens isotérmicas ou recipientes criogénicos contendo azoto líquido refrigerado (do tipo Dry Shipper) totalmente absorvido num material poroso, contendo apenas produtos não perigosos que devem ser mantidos a baixa temperatura. Nota: o peso bruto máximo da embalagem não deve exceder 10 kg.
- Na cabina: sim
- No porão: sim
- Autorização prévia: sim*
* As autorizações devem ser solicitadas junto da Air France ou da sua agência de viagens.
Bolas/Balões
Todas as bolas e todos os balões esvaziados são aceites na cabina e no porão.
Balões cheios de hélio
- Na cabina: não
- No porão: não
Bolas de desporto insufladas
- Na cabina: sim
- No porão: sim
Pequenos cartuchos de gás
Diversos equipamentos que funcionem com (pequenos) cartuchos de gás não inflamável e não tóxico, como o dióxido de carbono (CO2), ou outro gás: sifões culinário e para soda, pistolas de ar comprimido, etc.
- A capacidade de água de cada cartucho não deve exceder 50 ml.
- Para o dióxido de carbono, uma garrafa de gás com uma capacidade de líquido de 50 ml equivale a um cartucho de 28 g.
Além disso, os cartuchos de protóxido de azoto (N2O) são proibidos, independentemente da quantidade e da capacidade.
- Na cabina: sim
- No porão: sim
- Autorização prévia: sim*
4 pequenos cartuchos, no máximo, por pessoa. * As autorizações devem ser solicitadas junto da Air France ou da sua agência de viagens.
Dispositivos de defesa a gás
Dispositivos de defesa que contenham gás pimenta, uma substância irritante ou incapacitante (bomba lacrimogénea, etc.).
- Na cabina: não
- No porão: não
Dispositivos de resgate para situações de avalanche
Dispositivos de resgate para situações de avalanche que contenham um cartucho de gás comprimido não inflamável e não tóxico.
- O dispositivo deve ser embalado de forma a não poder ser ativado acidentalmente.
- Os airbags do kit devem estar equipados com válvulas de segurança.
- O dispositivo pode igualmente estar equipado com um mecanismo de acionamento pirotécnico que não contenha mais de 200 mg líquidos de explosivos da divisão 1.4S.
- Na cabina: sim (consulte abaixo o caso particular dos Estados Unidos)
- No porão: sim
- Autorização prévia: sim*
1 dispositivo, no máximo, autorizado por pessoa. * As autorizações devem ser solicitadas junto da Air France ou da sua agência de viagens.
Caso particular dos Estados Unidos
O transporte de um kit de resgate para situações de avalanche que contenha um explosivo (1.4S) no mecanismo de acionamento não é autorizado em voos de, para, via e nos Estados Unidos.
Dispositivos de segurança autoinsufláveis
Dispositivos de segurança autoinsufláveis individuais que funcionem com (pequenos) cartuchos de gás não inflamável e não tóxico, como o dióxido de carbono (CO2), ou outro gás: coletes ou botes salva-vidas, casacos de motociclismo e equitação. O dispositivo deve ser embalado de forma a não poder ser ativado acidentalmente.
- Na cabina: sim
- No porão: sim
- Autorização prévia: sim*
2 dispositivos com 2 cartuchos, no máximo, incluídos e 2 cartuchos de substituição, no máximo, por pessoa. * As autorizações devem ser solicitadas junto da Air France ou da sua agência de viagens.
Gases de hidrocarbonetos
Ferros de frisar que contenham gases de hidrocarbonetos, desde que a tampa de segurança esteja firmemente fixada no elemento de aquecimento. Nota: são proibidos a utilização e o transporte de recargas de gás para o ferro.
- Na cabina: sim
- No porão: sim
- Autorização prévia: não
1 aparelho, no máximo, por pessoa.
Gases inflamáveis
Cartuchos ou garrafas de gás inflamável, novos ou já abertos, com ou sem percutor ou com sistema de fecho, utilizados para o funcionamento de fogareiros a gás, maçaricos (de cozinha ou bricolagem), ferramentas, fogões para campismo.
- Na cabina: não
- No porão: não
Gelo seco ou neve carbónica
É permitido gelo seco ou neve carbónica, em quantidades não superiores a 2,5 kg por pessoa, quando utilizado para refrigerar produtos perecíveis não sujeitos à Regulamentação sobre Mercadorias Perigosas nas bagagens de porão ou de cabina. A embalagem deve permitir a libertação do dióxido de carbono, apresentar uma etiqueta "Dry Ice " (dióxido de carbono sólido) e indicar o peso líquido do gelo seco.
- Na cabina: sim
- No porão: sim
- Autorização prévia: sim*
* As autorizações devem ser solicitadas junto da Air France ou da sua agência de viagens.